“Populista não, popular!”: Imagens político-eleitorais em disputa no YouTube e na TV
2010; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.30962/ec.v12i3.439
ISSN1808-2599
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste artigo trata da midiatização do discurso político na campanha eleitoral municipal de Belo Horizonte, de 2008, mais especificamente das estratégias discursivas de (des)construção de imagens mobilizadas por dois dos candidatos. Estratégias essas consideradas singulares e relevantes por evidenciarem transformações no discurso e no modo de produção da política, seja pela apropriação das novas mídias – no caso, examina-se uma estratégia complexa de campanha negativa no ambiente do YouTube: uma sátira paródica que se apropria do Horário Gratuito Político Eleitoral (HGPE) do adversário, num nível metadiscursivo; seja pelo recurso à estética e à linguagem do popular massivo como estratégia de construção de imagem no HGPE da televisão. Interessa-nos, ainda, demonstrar como essas estratégias midiáticas, tão contemporâneas, recobriram o velho e tradicional discurso populista.
Referência(s)