Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Os tempos mortos do futebol na televisão

2015; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.30962/ec.1167

ISSN

1808-2599

Autores

Márcio Telles, Alexandre Rocha da Silva,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O objetivo deste artigo é debater o conceito de tempo morto dentro das teletransmissões de futebol. Acreditamos que as imagens inseridas no panorama televisivo quando a bola para de rolar no esporte são importantes para a compreensão global da narrativa esportiva, além de se tornarem um diferencial frente ao futebol observado a partir do campo. Nesse entendimento, é nos tempos mortos que a televisão utiliza artifícios que lhe são próprios para conferir sentido aos acontecimentos do futebol. No caso específico do futebol, a televisão utiliza-se de recursos a fim de imergir o espectador dentro da partida. Para construir essa investigação, observamos tempos mortos na televisão, no evento televisionado e na teletransmissão.

Referência(s)