
Inclusão no ensino superior: a percepção de docentes de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo
2018; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 22; Issue: spe Linguagem: Português
10.1590/2175-3539/2018/010
ISSN2175-3539
AutoresRosimar Bortolini Poker, Fernanda Oscar Dourado Valentim, Isadora Almeida Garla,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoResumo Na última década, o movimento da educação inclusiva alcançou o ensino superior e exigiu mudanças em suas condições de acesso e de permanência. Nesse contexto, a pesquisa buscou investigar e analisar a percepção de docentes de uma universidade sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência. Foram considerados fatores que poderiam interferir na sua percepção, tais como contato com aluno com deficiência, atitudes tomadas na sala de aula, conhecimento sobre inclusão e, também, o suporte e apoios oferecidos pela instituição. Teve como base o estudo de caso dos docentes da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Unesp, Campus de Marília/SP. Os dados coletados a partir de um questionário indicaram que os docentes têm uma percepção favorável quanto ao processo de inclusão; entretanto, reconhecem que suas atitudes são falhas e sua formação na área é incipiente, o que os leva a sentir insegurança e despreparo. A instituição também foi foco de críticas pelos professores.
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