
Ruptures et retournements de la sémiologie des médias à l’ère de la communication
1970; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 8; Linguagem: Português
10.30962/ec.131
ISSN1808-2599
Autores Tópico(s)Visual Culture and Art Theory
ResumoQuais as contribuições das ciências da comunicação para a semiologia? Com intuito de responder a esta questão, parto de duas experiências televisivas impossíveis de serem pensadas dentro do quadro de referência de uma semiologia imanente e sugiro uma reversão coperniciana. Para analisar a televisão, não é mais possível partir da imagem, deve-se partir dos gêneros. A partir daí, exponho quatro proposições que fundamentam meu sistema conceitual, que envolve uma nova concepção dos gêneros e da comunicação televisiva. Demonstro, ao mesmo tempo, que a “teoria do contrato” se refere apenas a um caso particular, o da “leitura escolada”, sendo incapaz de pensar a relação dinâmica entre emissor e receptor devido à promessa pragmática. O método exposto aqui é, em seguida, estendido ao campo cinematográfico, que demanda uma mudança epistemológica do mesmo tipo.
Referência(s)