Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Esporte, gênero e ideologia: a (des)construção de Ronda Rousey no comercial #PerfectNever

2017; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português

10.30962/ec.1323

ISSN

1808-2599

Autores

Tarcyanie Cajueiro Santos, Felipe Tavares Paes Lopes,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Neste trabalho, buscamos responder as questões: como as atletas do Ultimate Fighter Championship (UFC) são simbolicamente construídas por peças publicitárias? Em que medida e como essas construções se entrecruzam com relações de dominação de gênero em um esporte tradicionalmente considerado masculino? Analisamos e interpretamos o potencial ideológico e o contestatório dos sentidos mobilizados pelo comercial da Rebook #PerfectNever, protagonizado pela ex-campeã de UFC Ronda Rousey. Para tanto, adotamos a metodologia da hermenêutica de profundidade, de Thompson. Concluímos que, do ponto de vista das relações de gênero, o comercial é potencialmente subversivo e, do ponto de vista das relações de classe, potencialmente ideológico.

Referência(s)