
Mapeamento e análise da matrícula de estudantes com deficiência em três Universidades públicas brasileiras
2018; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 22; Issue: spe Linguagem: Português
10.1590/2175-35392018033
ISSN2175-3539
AutoresSandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Lúcia Pereira Leite, Ana Paula Camilo Ciantelli,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoResumo O ingresso de estudantes com deficiência no Ensino Superior se torna cada vez mais presente na realidade brasileira; porém, é difícil traçar um panorama mais real sobre o número desses estudantes e de suas demandas educacionais. Este texto retrata, de forma crítica, os índices de matrícula na graduação de estudantes com deficiência em três instituições de ensino superior públicas no país. Trata-se de um estudo longitudinal que considerou os procedimentos adotados na identificação para o ingresso e permanência desses estudantes, no intervalo de 2014-2015, levantados pela consulta da documentação das instituições. Foi traçado o perfil de graduandos com deficiência a partir da caracterização e forma de autodeclaração das deficiências instituídas pelas universidades. Percebeu-se que o número de matrículas ainda é tímido, demonstrando a necessidade de investimentos em políticas afirmativas e institucionais, para garantir a participação desse segmento na universidade pública.
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