Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mapeamento e análise da matrícula de estudantes com deficiência em três Universidades públicas brasileiras

2018; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 22; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/2175-35392018033

ISSN

2175-3539

Autores

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Lúcia Pereira Leite, Ana Paula Camilo Ciantelli,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Resumo O ingresso de estudantes com deficiência no Ensino Superior se torna cada vez mais presente na realidade brasileira; porém, é difícil traçar um panorama mais real sobre o número desses estudantes e de suas demandas educacionais. Este texto retrata, de forma crítica, os índices de matrícula na graduação de estudantes com deficiência em três instituições de ensino superior públicas no país. Trata-se de um estudo longitudinal que considerou os procedimentos adotados na identificação para o ingresso e permanência desses estudantes, no intervalo de 2014-2015, levantados pela consulta da documentação das instituições. Foi traçado o perfil de graduandos com deficiência a partir da caracterização e forma de autodeclaração das deficiências instituídas pelas universidades. Percebeu-se que o número de matrículas ainda é tímido, demonstrando a necessidade de investimentos em políticas afirmativas e institucionais, para garantir a participação desse segmento na universidade pública.

Referência(s)