
Creativity: from discourse to doctrine?
2008; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 7; Linguagem: Português
10.30962/ec.v7i0.103
ISSN1808-2599
Autores Tópico(s)Creativity in Education and Neuroscience
ResumoEste artigo relata um trabalho em andamento sobre a política do governo do Reino Unido a respeito das indústrias criativas. Sustento que a idéia fundamental, impulsionadora da criatividade se deslocou para o centro na década passada, enquanto se desenvolvia a política do Partido Trabalhista durante o seu período no poder desde maio de 1997. O argumento central é que, de um discurso que emergiu de discursos anteriores sobre as indústrias culturais, a "criatividade” tem sido posteriormente elaborada para se tornar uma espécie de doutrina, reproduzida acriticamente agora através de relatórios governamentais e de comunidades interessadas mais amplas, incluindo muitos acadêmicos. Para ilustrar o argumento, relatórios que lidam com a reengenharia dos negócios, o redirecionamento da educação e o próximo passo para incrementar a “economia da criatividade” são todos analisados. Indicações de trabalhos vindouros relacionados a esta pesquisa são oferecidas na conclusão.
Referência(s)