Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A escada negra para o protagonismo branco: comédia, melodrama e retórica racial em A Dupla do barulho (1953)

2015; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.30962/ec.1022

ISSN

1808-2599

Autores

Pedro Vinicius Asterito Lapera,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Através da análise da cadeia produtiva de A Dupla do Barulho (Carlos Manga, 1953) e de sua inserção no debate sobre relações raciais, o presente artigo tem como escopo as seguintes questões: em que medida a retórica racial encenada em A Dupla do Barulho dialoga com o momento de sua projeção e com as expectativas de seu público? E, como consequência da primeira pergunta, como o filme apresenta identidades racializadas na construção de hierarquias e gostos difundidos pela cultura massiva? Procuramos confirmar nossa hipótese de que o filme apresenta ao espectador uma narrativa cujas ligações entre comédia e melodrama reforçam o ideal de braqueamento que se faz presente de modo difuso em diversos produtos da cultura de massa.

Referência(s)