Artigo Acesso aberto Revisado por pares

“Eis o filme” - O formato 16mm e a influência da estética amadora no documentário moderno

2014; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30962/ec.v17i2.1028

ISSN

1808-2599

Autores

Fernando Weller,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

O presente artigo analisa as transformações tecnológicas e discursivas ocorridas no domínio do cinema documentário desde a Escola Britânica ao chamado documentário moderno. Abordamos, particularmente, as diferentes significações que a tecnologia do formato 16mm assume dos anos 30 aos anos 60 até tornar-se um elemento fundamental para legitimação do discurso intimista documental defendido pelos cineastas do chamado Cinema Direto. Nossa hipótese central é a de que os limites entres os universos amador e profissional e, por conseguinte, entre as instâncias pública e a privada, tornaram-se cada vez mais tênues com a profissionalização dos equipamentos amadores, sobretudo após o surgimento da TV nos anos 50, e compuseram um dos elementos decisivos da revolução estética que inaugurou o chamado documentário moderno.

Referência(s)
Altmetric
PlumX