Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A narrativa organizacional para a promoção do engajamento

2014; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30962/ec.1049

ISSN

1808-2599

Autores

Larissa Conceição dos Santos,

Tópico(s)

Management and Organizational Studies

Resumo

Este trabalho analisa o papel das narrativas organizacionais para a promoção do engajamento. A investigação têm como focos a função argumentativa e a capacidade mobilizadora das narrativas produzidas pelas organizações e destinadas a seus públicos de interesse. Adota-se uma perspectiva interpretativa visando à compreensão das narrativas organizacionais, sua capacidade de argumentação e de mobilização para a ação, tendo como fundamento teórico os estudos sobre a narratologia, pela perspectiva da narrativa das organizações, a teoria do texto, a teoria da ação e a teoria dos atos de linguagem. Como objeto de estudo são analisados os materiais promocionais desenvolvidos pela Fondation Cité Internationale Universitaire de Paris (CIUP) destinados a obter o apoio mecenas. Para tanto, a pesquisa apoia-se nas metodologias de análise de discurso e análise de conteúdo.

Referência(s)