
Remix e sampling: identidades e memória dos DJs na música eletrônica
2018; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15448/1980-3729.2018.2.28156
ISSN1980-3729
AutoresHerom Vargas, Nilton Faria de Carvalho, Priscila Ferreira Perazzo,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste artigo versa sobre o uso das técnicas do sampling e do remix como parte dos processos criativos na música eletrônica que, em determinados casos, trazem memórias e identidades musicais dos DJs (disc-jóqueis). Por meio dos Estudos Culturais, a presente pesquisa investiga o hibridismo nas produções musicais de quatro DJs brasileiros: KL Jay (Racionais MC’s), Alfredo Bello (DJ Tudo), Luana Hansen (DJ e MC) e Rodrigo Gorky (Bonde do Rolê e Fatnotronic) – cujas subjetividades são percebidas nos sampleamentos e/ou remixagens. A ideia é compreender como a memória musical proporciona ao disc-jóquei determinados elementos que articulam hibridismos na linguagem musical. O sampling e as técnicas de remixagem oferecem a esses DJs meios de reforçar a diversidade musical nas mídias. Dessa forma, o aspecto fugidio das identidades desses artistas, que opera nas substâncias híbridas de suas canções, subverte padronizações e discursos hegemônicos na cultura midiática.
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