Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Desafíos de los programas informativos en la neotelevisión

1970; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 8; Linguagem: Português

10.30962/ec.127

ISSN

1808-2599

Autores

Marcela Farré,

Tópico(s)

Media, Journalism, and Communication History

Resumo

Desde a década de 90, com a conversão das redes televisivas em empresas privadas, comenta-se a respeito de uma guinada em direção à neotelevisão, que implica, sobretudo, o abandono das funções públicas de serviço voltado para o cidadão. Agora, o público é um consumidor e as emissoras são empresas com interesse econômico. Esta mudança radical trouxe consigo uma profunda alteração nos modos de fazer televisão, e o gênero noticioso, apesar de sua identidade informativa, não escapou de tais tendências. Muito se tem questionado acerca dos novos formatos e estilos das notícias; discute-se a ficcionalização e a espetacularização das notícias. Entretanto, já não é possível nem desejável retornar aos esquemas anteriores, supostamente objetivistas. Os questionamentos e as propostas devem situar-se em outro lugar, a partir da própria lógica deste meio e das relações que mantém com uma audiência também nova.

Referência(s)