
Roda de conversa como estratégia de educação em saúde para a enfermagem / Conversation wheel as education strategy in health for nursing
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.9789/2175-5361.2018.v10i2.379-384
ISSN2175-5361
AutoresEliani Sayumi Motisuki Dias, Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues, Heleson Rodrigues Miranda, Jader Aguiar Corrêa,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoObjetivo: demonstrar a relevância da roda de conversa como estratégia para educação em saúde em enfermagem. Método: trata-se de pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa que utilizou a técnica da pesquisa-ação. Os dados foram produzidos em três rodas de conversa realizadas na ilha do Combú no município de Belém-Pará, em março e abril de 2016 com 34 ribeirinhos cadastrados na ESF Combú. Resultados: identificou-se que os ribeirinhos tinham pouco conhecimento sobre os temas abordados e que após as rodas alguns conceitos e práticas foram revistos. Conclusão: metodologias ativas e de caráter informal, como a roda de conversa, conseguem disseminar e esclarecer o conhecimento sobre temas ligados à saúde favorecendo a reflexão e colaborando para a efetiva prática de promoção à saúde por essa população.
Referência(s)