
Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa
2018; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1679-395157008
ISSN1679-3951
AutoresCatia Silva da Costa Moreira, Letícia Moreira Casotti, Roberta Dias Campos,
Tópico(s)Fashion and Cultural Textiles
ResumoResumo A socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área.
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