Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Valor e comunicação no capitalismo globalizado

2008; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 6; Linguagem: Português

10.30962/ec.v6i0.93

ISSN

1808-2599

Autores

José Luiz Aidar Prado, Edílson Cazeloto,

Tópico(s)

Critical Theory and Philosophy

Resumo

Esse texto busca situar a comunicação como campo de construção do valor na lógica do capitalismo globalizado. O papel da comunicação no mundo atual exige, para a compreensão do processo de valorização da mercadoria, uma teoria que não seja estritamente economicista, assumindo a necessidade de nutrir-se de um conjunto de teorias vindas de campos como a filosofia e a sociologia, entre outros, incluindo as novas sociabilidades da multidão. Para efetivar tal análise, partiremos da teoria marxista do valor, examinaremos as críticas de André Gorz, Paolo Virno, Wolfgang Haug e outros, ao tematizarem as mudanças nos processos de constituição do valor no capitalismo contemporâneo pós-moderno, centralizado em processos de comunicação e semiotização da mercadoria, assim como de mercantilização da cultura. Para entender a nova sociabilidade contemporânea, examinaremos as relações entre mundo da vida e sistema, bem como a nova constituição do "intelecto geral" de Virno.

Referência(s)
Altmetric
PlumX