
Valor e comunicação no capitalismo globalizado
2008; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 6; Linguagem: Português
10.30962/ec.v6i0.93
ISSN1808-2599
AutoresJosé Luiz Aidar Prado, Edílson Cazeloto,
Tópico(s)Critical Theory and Philosophy
ResumoEsse texto busca situar a comunicação como campo de construção do valor na lógica do capitalismo globalizado. O papel da comunicação no mundo atual exige, para a compreensão do processo de valorização da mercadoria, uma teoria que não seja estritamente economicista, assumindo a necessidade de nutrir-se de um conjunto de teorias vindas de campos como a filosofia e a sociologia, entre outros, incluindo as novas sociabilidades da multidão. Para efetivar tal análise, partiremos da teoria marxista do valor, examinaremos as críticas de André Gorz, Paolo Virno, Wolfgang Haug e outros, ao tematizarem as mudanças nos processos de constituição do valor no capitalismo contemporâneo pós-moderno, centralizado em processos de comunicação e semiotização da mercadoria, assim como de mercantilização da cultura. Para entender a nova sociabilidade contemporânea, examinaremos as relações entre mundo da vida e sistema, bem como a nova constituição do "intelecto geral" de Virno.
Referência(s)