Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Talk show: um gênero televisivo entre o jornalismo e o entretenimento

2009; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30962/ec.289

ISSN

1808-2599

Autores

Fernanda Mauricio da Silva,

Tópico(s)

Radio, Podcasts, and Digital Media

Resumo

Enquanto nos países de língua inglesa o termo “talk show” é utilizado para designar programas, jornalísticos ou não, que têm a conversa entre participantes como marca central, no Brasil, a nomenclatura “talk show” representa um corte entre a esfera do jornalismo e do entretenimento. O objetivo do presente artigo é resgatar historicamente o surgimento do gênero talk show no Brasil e demonstrar analiticamente os elementos que o configuram enquanto gênero televisivo por meio da observação do Programa do Jô (rede Globo). A recuperação histórica visa demonstrar seu desdobramento a partir dos programas de entrevistas e os fatores sócio-culturais da sociedade brasileira que permitiram o borramento de fronteiras entre informação e entretenimento, hoje comumente chamado de infotainment. A análise do programa levará em consideração o conceito de modos de endereçamento, pensado enquanto tom e estilo do programa.

Referência(s)