
Infância e Experiências Educativas no Educandário Eunice Weaver em Belém/Pará (1942-1980)
2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 19; Issue: 52 Linguagem: Português
10.12957/teias.2018.30435
ISSN1982-0305
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste artigo apresenta alguns resultados da pesquisa que investigou a infância e as experiências educativas de crianças que viveram no Educandário Eunice Weaver em Belém do Pará (1942-1980). O estudo teve como objetivo central explicitar a infância e as experiências educativas de crianças que foram afastadas dos pais e do convívio social para o controle e prevenção da hanseníase. Os procedimentos adotados foram a entrevista em história oral híbrida e temática e a pesquisa documental. Os resultados da pesquisa revelam uma história de crianças que foram retiradas do convívio com seus familiares e do convívio social, construindo assim uma forma de se vivenciar a infância baseada no isolamento, no controle dos corpos infantis por meio do disciplinamento e da violência física e psicológica.
Referência(s)