
Formação inicial de professores na perspectiva inclusiva: levantamento de produções
2018; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 22; Issue: spe Linguagem: Português
10.1590/2175-3539/2018/040
ISSN2175-3539
AutoresPatrícia Aparecida Monico, Liz Amaral Saraiva Morgado, Rosimeire Maria Orlando,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoResumo O presente estudo tem por objetivo sistematizar e analisar o levantamento de produções acadêmicas no período de 2008 a 2015, especificamente no que se refere à formação inicial de professores na perspectiva inclusiva. Trata-se de revisão sistemática de literatura. A pesquisa foi realizada nos ambientes virtuais de duas bases de dados de acesso púbico: Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior e a Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações. Os resultados apontaram a construção de três categorias: (1) Distribuição dos trabalhos acadêmicos por período e titulação; (2) Local de produção; (3) Tema das produções acadêmicas. Os dados aqui apresentados indicam um número pequeno de produções cientificas, realizadas principalmente em Programas de Pós-Graduação em Educação, nos anos de 2009, 2011 e 2013. Se debruçam sobre a análise dos conteúdos curriculares das licenciaturas e o conhecimento dos alunos no que diz respeito à disciplina de Libras.
Referência(s)