Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Acessibilidade e permanência na educação superior: percepção de estudantes com deficiência

2018; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 22; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/2175-3539/2018/035

ISSN

2175-3539

Autores

Raquel Araújo Bonfim Garcia, Ana Paula Siltrão Bacarin, Nilza Sanches Tessaro Leonardo,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Resumo O presente estudo objetivou verificar como alunos com deficiência, de uma Instituição Pública de Educação Superior de uma cidade no interior do Paraná, percebem as reais condições de acesso e permanência na universidade. Para tanto, realizou-se um levantamento das políticas públicas brasileiras sobre a educação escolar de alunos com deficiência, como também das resoluções da instituição estudada relacionadas à acessibilidade desses alunos; na sequência, foram efetuadas entrevistas com os alunos com deficiência dessa universidade. Os dados coletados por meio das resoluções da instituição e das entrevistas foram analisados e correlacionados entre si. Os resultados revelam que, no que se refere ao tema, essa Instituição vem adequando-se ao que é requerido pelas políticas públicas de inclusão, sobretudo quanto à acessibilidade à Educação Superior; entretanto, demonstra limites quanto às condições de permanência, dificultando a esses estudantes a acessibilidade ao conhecimento.

Referência(s)