Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Intervenção educativa na equipe de enfermagem diante dos cuidados paliativos

2018; CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.12662/2317-3076jhbs.v6i2.1458.p165-169.2018

ISSN

2317-3084

Autores

Gleice Kelle Beserra Viana, Hashilley Alberto da Silva, Ana Karine Girão Lima, Ana Luiza Almeida de Lima, Carla Monique Lopes Mourão, Alisson Salatiek Ferreira de Freitas, Aline Mayra Lopes Silva, Elenilce Teixeira Dos Santos, Francisca Taciana Sousa Rodrigues,

Tópico(s)

Palliative Care and End-of-Life Issues

Resumo

Introdução: Estudos demonstram haver limitações acerca do conhecimento sobre Cuidados Paliativos (CP), bem como a existência de dificuldade em discutir sobre o assunto com os profissionais de enfermagem Objetivo: descrever a experiência, enquanto acadêmicas de enfermagem, durante o desenvolvimento e a implementação de uma atividade de intervenção educativa à equipe de enfermagem sobre CP. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado a partir do programa de iniciação científica de um centro universitário, como projeto de extensão acadêmica, no período de agosto de 2015 a julho de 2016. Resultados e Discussão: A atividade educativa possibilitou o desenvolvimento do pensamento crítico, tanto para as acadêmicas que realizaram o estudo e conduziram a intervenção, como para os participantes da pesquisa, que, durante toda a atividade, foram instigados a contribuir de forma ativa com o processo de aprendizagem. Essa intervenção educativa permitiu que os participantes se apropriassem de estratégias de planejamento, comunicação e organização do cuidado prestado ao paciente que necessita de CP. Acredita-se que a participação dos alunos de graduação em Enfermagem em projetos de iniciação científica favorece a formação de sujeitos capazes de reconhecer e intervir em problemas reais, em busca de transformações sociais que libertem e transformem o meio em que atuam. Conclusão: Conclui-se que, durante a formação acadêmica de enfermagem, a participação em projetos de iniciação científica, bem como o desenvolvimento de atividades que envolvem estratégias educativas dinâmicas pode propiciar um impacto positivo no conhecimento do aluno, favorecendo a formação de um profissional com pensamento crítico-reflexivo e influente em seu campo de atuação.

Referência(s)