Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Liberdade de expressão comercial como estratégia corporativa do setor publicitário brasileiro

2015; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português

10.30962/ec.v18i3.1216

ISSN

1808-2599

Autores

Glícia Maria Pontes Bezerra,

Tópico(s)

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Resumo

O objetivo deste artigo é investigar as origens do conceito “liberdade de expressão comercial” e analisar como ele passou a ser adotado pelo setor publicitário brasileiro a partir dos anos 90. A pesquisa foi realizada a partir da coleta de documentos e entrevistas que auxiliaram na reconstrução do histórico das entidades do setor, bem como das disputas em torno da regulamentação da publicidade, e permitiu a percepção das posições discursivas contrárias às iniciativas regulatórias que visavam a um maior controle da publicidade no país. A análise constatou que o atual discurso em defesa da liberdade de expressão comercial é uma síntese fundamentada em três matrizes: defesa das liberdades, defesa da autorregulamentação e defesa da atividade publicitária.

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