Liberdade de expressão comercial como estratégia corporativa do setor publicitário brasileiro
2015; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.30962/ec.v18i3.1216
ISSN1808-2599
Autores Tópico(s)Copyright and Intellectual Property
ResumoO objetivo deste artigo é investigar as origens do conceito “liberdade de expressão comercial” e analisar como ele passou a ser adotado pelo setor publicitário brasileiro a partir dos anos 90. A pesquisa foi realizada a partir da coleta de documentos e entrevistas que auxiliaram na reconstrução do histórico das entidades do setor, bem como das disputas em torno da regulamentação da publicidade, e permitiu a percepção das posições discursivas contrárias às iniciativas regulatórias que visavam a um maior controle da publicidade no país. A análise constatou que o atual discurso em defesa da liberdade de expressão comercial é uma síntese fundamentada em três matrizes: defesa das liberdades, defesa da autorregulamentação e defesa da atividade publicitária.
Referência(s)