
PINÓQUIO, LEITURA E ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS: COMO TRANSFORMAM-SE EM BONECOS
2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 19; Issue: 52 Linguagem: Português
10.12957/teias.2018.30520
ISSN1982-0305
AutoresTalula Montiel Trindade, Sandra Richter,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoDiante do desafio contemporâneo da entrada de bebês e crianças pequenas na Educação Básica, o artigo aproxima educação, literatura e infância para problematizar a experiência de leitura nos processos iniciais de escolarização. A escuta das narrativas de crianças de duas escolas estaduais (RS) em torno da imagem do bom aluno apresenta semelhanças com “As Aventuras de Pinóquio”, o qual se converte em um bom menino mas pensa como um boneco. A interlocução entre a obra “Pinóquio: um livro paralelo”, a fenomenologia de Bachelard e a hermenêutica de Gadamer sustenta a ideia de linguagem como experiência existencial de mundo, na qual o sentido emerge em situação para o leitor. A alteridade nos modos de ler e interpretar o mundo permite afirmar que ler é mais, e outra coisa, que alfabetizar.
Referência(s)