Agendamento intermidiático nas eleições 2012: relações entre redes sociais online e webjornais regionais em duas capitais brasileiras
2013; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.30962/ec.930
ISSN1808-2599
AutoresCarlos D'Andréa, Isabela Campanha Careta,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo tem como objetivo discutir o agendamento intermidiático entre as redes sociais dos candidatos à prefeitura de Belo Horizonte e Vitória e a cobertura dos webjornais regionais Em.com.br e Gazeta Online nas eleições municipais de 2012. Iniciamos uma discussão sobre as origens e a evolução das reflexões e pesquisas sobre agendamento e, em seguida, voltamo-nos para suas especificidades nas campanhas eleitorais contemporâneas. Após uma observação sistemática das matérias publicadas pelos dois webjornais e das postagens dos perfis oficiais dos candidatos, apresentamos as principais tendências do agendamento intermidiático nas campanhas das duas capitais. Na análise, destacamos significativas diferenças: em Vitória nota-se um forte agendamento intermidiático entre as redes sociais e os webjornais, enquanto em Belo Horizonte destaca-se um alinhamento de ambos com a agenda de campanha dos dois principais candidatos. Palavras-chave Agendamento. Intermídia. Eleições. Webjornais. Redes sociais online
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