Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.9789/2175-5361.2018.v10i2.558-564

ISSN

2175-5361

Autores

Maria Antônia Ramos Costa, Verusca Soares de Souza, Élen Ferraz Teston, Dandara Novakowski Spigolon, Laura Misue Matsuda,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Objetivo: Investigar o emprego da educação permanente na gestão do cuidado, embasado nos referenciais de Paulo Freire. Método: Estudo do tipo metassíntese da literatura. A busca dos artigos/publicações foi realizada nos meses de junho e julho de 2014, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Índice Bibliográfico Español de Ciencias de La Salud (IBECS) e; Scientific Electronic Library Online (SciELO), contempladas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Após a fase de localização, da leitura do título e do resumo, foram selecionados seis artigos para análise. Resultados: As informações apreendidas na análise dos dados foram sintetizadas e agrupadas em duas categorias: Educação Permanente em Saúde - perspectiva conceitual e; Educação Permanente em Saúde e o Método Paulo Freire. Conclusão: A Educação Permanente, especialmente na enfermagem, é apontada como estratégia que promove a melhoria da gestão e do cuidado.

Referência(s)