
Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.9789/2175-5361.2018.v10i2.558-564
ISSN2175-5361
AutoresMaria Antônia Ramos Costa, Verusca Soares de Souza, Élen Ferraz Teston, Dandara Novakowski Spigolon, Laura Misue Matsuda,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoObjetivo: Investigar o emprego da educação permanente na gestão do cuidado, embasado nos referenciais de Paulo Freire. Método: Estudo do tipo metassíntese da literatura. A busca dos artigos/publicações foi realizada nos meses de junho e julho de 2014, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Índice Bibliográfico Español de Ciencias de La Salud (IBECS) e; Scientific Electronic Library Online (SciELO), contempladas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Após a fase de localização, da leitura do título e do resumo, foram selecionados seis artigos para análise. Resultados: As informações apreendidas na análise dos dados foram sintetizadas e agrupadas em duas categorias: Educação Permanente em Saúde - perspectiva conceitual e; Educação Permanente em Saúde e o Método Paulo Freire. Conclusão: A Educação Permanente, especialmente na enfermagem, é apontada como estratégia que promove a melhoria da gestão e do cuidado.
Referência(s)