
Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife
2017; UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15600/2238-121x/comunicacoes.v24n3p237-254
ISSN2238-121X
AutoresEdílson Fernandes de Souza, José Simões, Marcos André Nunes Costa,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoÀ luz da teoria eliasiana, o artigo apresenta as atividades miméticas incentivadas no Colégio Americano Batista, criado na cidade do Recife, em 1906, e os seus dispositivos institucionais publicados para orientar e controlar os estudantes no cotidiano educacional. A análise concentra-se em fontes como o Prospecto de 1918, o Regulamento Disciplinar de 1920 e o Decálogo de 1925. Constata-se que a Instituição Educacional Batista tinha como objetivo o desenvolvimento do self-control em seus estudantes, permitindo jogos parlamentares e atléticos e proibindo, simultaneamente, impulsos contrários à Lei do Governo Próprio e o Cavalheirismo no Jogo. Assim, o referido Colégio buscava afirmação de membros outsiders no campo educacional e cristão protestante.
Referência(s)