
Estratégias de autorregulação da aprendizagem musical: um estudo em uma banda de música escolar
2018; Volume: 25; Issue: 38 Linguagem: Português
ISSN
2358-033X
AutoresLuís Antônio Vieira, Maria Isabel Montandon, Paulo Roberto Affonso Marins,
Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender como os alunos de uma bandaescolar aprendem a tocar seus instrumentos a partir da identificacao de estrategiasde aprendizagem musical existentes em tal contexto. A referencia teorica adotadana pesquisa foi a autorregulacao da aprendizagem segundo o vies sociocognitivo. Oestudo, de carater qualitativo, foi realizado com alunos de uma banda de musica escolarde uma escola profissionalizante. A coleta de dados ocorreu por meio de observacoese entrevistas. Os resultados da pesquisa indicam que os alunos se utilizam de variadasestrategias autorregulatorias para aprender, sendo as mais citadas a realizacao debuscas na internet, a repeticao de trechos especificos, a pratica de memorizarmusicas e a solicitacao de auxilio aos colegas. Um ponto importante do trabalho foia constatacao de que o professor nao ocupa um papel central na aprendizagem dosalunos, sendo procurado, essencialmente, para esclarecer duvidas. No caso, ele atuamais como um incentivador da aprendizagem, o que evidenciou a necessidade dehabilidades autorregulatorias de aprendizagem por parte dos alunos em tal contexto. Palavras-chave: autorregulacao da aprendizagem musical, estrategias deaprendizagem, banda de musica.
Referência(s)