Artigo Produção Nacional

Estratégias de autorregulação da aprendizagem musical: um estudo em uma banda de música escolar

2018; Volume: 25; Issue: 38 Linguagem: Português

ISSN

2358-033X

Autores

Luís Antônio Vieira, Maria Isabel Montandon, Paulo Roberto Affonso Marins,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como os alunos de uma bandaescolar aprendem a tocar seus instrumentos a partir da identificacao de estrategiasde aprendizagem musical existentes em tal contexto. A referencia teorica adotadana pesquisa foi a autorregulacao da aprendizagem segundo o vies sociocognitivo. Oestudo, de carater qualitativo, foi realizado com alunos de uma banda de musica escolarde uma escola profissionalizante. A coleta de dados ocorreu por meio de observacoese entrevistas. Os resultados da pesquisa indicam que os alunos se utilizam de variadasestrategias autorregulatorias para aprender, sendo as mais citadas a realizacao debuscas na internet, a repeticao de trechos especificos, a pratica de memorizarmusicas e a solicitacao de auxilio aos colegas. Um ponto importante do trabalho foia constatacao de que o professor nao ocupa um papel central na aprendizagem dosalunos, sendo procurado, essencialmente, para esclarecer duvidas. No caso, ele atuamais como um incentivador da aprendizagem, o que evidenciou a necessidade dehabilidades autorregulatorias de aprendizagem por parte dos alunos em tal contexto. Palavras-chave: autorregulacao da aprendizagem musical, estrategias deaprendizagem, banda de musica.

Referência(s)