
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA NO AMBIENTE EMPRESARIAL BRASILEIRO
2018; Revista Inteligência Competitiva; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24883/ric.v8i1.250
ISSN2236-210X
AutoresAdalberto Escalona Gonçalves Garcia,
Tópico(s)Big Data and Business Intelligence
ResumoEste trabalho tem como objetivos descrever o atual estagio de aplicacao do ciclo de Inteligencia Competitiva (IC) nas organizacoes brasileiras de medio e grande porte, com base na opiniao de especialistas do setor, e destacar eventos internos das organizacoes capazes de influenciar negativamente o desenvolvimento da atividade. Para a sua consecucao, alem da revisao de literatura, coletaram-se dados mediante a realizacao de entrevistas em profundidade; visando a triangulacao de informacoes, realizaram-se buscas em estudos de natureza semelhante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que empregou como tecnica de exame dos dados a analise de conteudo. As evidencias sugerem a ocorrencia de falhas em todas as etapas do ciclo de IC, o que indica a existencia de um longo caminho a ser percorrido para o aperfeicoamento das praticas relacionadas a atividade. Considera-se que a IC, mediante o adequado desenvolvimento das atividades estabelecidas em suas fases, age no sentido de favorecer a percepcao da mudanca ( sensing ) e de fornecer a inteligencia necessaria a apropriacao do conhecimento que servira de base para a acao ( seizing ), contribuindo, assim, para a renovacao continuada do negocio ( transforming ). Palavras-chave : competicao; inteligencia competitiva; inteligencia de mercado.
Referência(s)