Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Conhecimentos docentes e o Modelo Didático da Matemática em Contexto: reflexões iniciais

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português

10.24116/emd25266136v2n42018a06

ISSN

2526-6136

Autores

Gabriel Loureiro de Lima, Bárbara Lutaif Bianchini, Eloiza Gomes,

Tópico(s)

Mathematics Education and Teaching Techniques

Resumo

O objetivo deste artigo, de natureza teórica, é dar início a reflexões a respeito das competências a serem desenvolvidas pelos professores de Matemática que atuam em cursos de Engenharia em consonância aos pressupostos da Matemática no Contexto das Ciências, referencial teórico proposto pela pesquisadora mexicana Patricia Camarena, e ao seu modelo didático (MoDiMaCo). Voltamos nossa atenção especificamente a uma das componentes das competências: os conhecimentos. Fundamentados em preceitos teóricos referentes a conhecimentos docentes, analisamos aqueles que os professores que atuam nas disciplinas matemáticas de determinada modalidade de Engenharia devem construir para atuarem em concordância com o MoDiMaco e em quais circunstâncias ocorrem tal construção. A mobilização de tais conhecimentos é essencial ao professor que opta por tal Modelo Didático para que este possa executar a contento uma série de tarefas inerentes ao trabalho com os eventos contextualizados, principal estratégia didático-pedagógica presente no referido Modelo. Palavras-chave: Competências. Conhecimentos Docentes. Modelo Didático da Matemática em Contexto. Engenharia. Eventos Contextualizados.

Referência(s)