
Aplicação do SuperLogo no ensino de Geometria: relato de uma prática no Ensino Médio
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
10.24116/emd25266136v2n42018a04
ISSN2526-6136
AutoresJefferson Dantas Oliveira, Zulma Elizabete de Freitas Madruga,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta um relato de experiência com o software SuperLogo, fundamentada na Teoria das Situações Didáticas (TSD), abordando conteúdos de Geometria Plana no Ensino Médio. Para tanto, tomou-se como base a teoria de Brousseau (1986), a qual permite ao professor trabalhar junto a seu aluno um conceito matemático na resolução de problemas. A aplicação desta prática deu-se em um colégio da rede pública de uma cidade do sul da Bahia, na realização de uma feira de Ciências. Durante a intervenção, o desempenho dos estudantes com o software foi registrado como dados da pesquisa. Os resultados foram analisados por meio dos registros produzidos no ambiente computacional e uma avaliação realizada no final do processo. Como resultado, considerou-se que o SuperLogo imprimiu potencialidade no ensino da Matemática, destacando que na utilização do software é possível ao professor para motivar seu aluno a expressar seus conhecimentos. Palavras-chave: Educação Matemática. Tecnologias Educacionais. Situação a-didática. SuperLogo.
Referência(s)