Artigo Acesso aberto

Livro ilustrado: Chapeuzinho Amarelo em duas versões

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35572/rlr.v6i2.772

ISSN

2317-2347

Autores

Marcela Araújo Lira, Hélder Pinheiro Alves,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

os livros de literatura voltados para o público infantil podem representar o primeiro contato da criança com a literatura e a arte, através das duas linguagens que normalmente os constituem: texto e imagem. Embora haja casos em que as ilustrações sejam abordadas como elementos meramente decorativos, há livros em que o sentido da narrativa depende diretamente das relações estabelecidas entre palavras e imagens. Nessa perspectiva, o presente artigo propõe uma leitura comparativa entre duas edições do livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, focalizando tanto o plano imagético de cada uma delas quanto o texto verbal que compõe a obra, que se constitui em um poema narrativo. Em ambas as edições o texto escrito permanece incólume, ao passo que as ilustrações mudam e, com elas, muitos significados da narrativa. Para tal análise, serão utilizados os conceitos teóricos de Camargo (1995), Linden (2011), Lira (2016).

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