A crítica no proceso de construção do formato telenovela brasileira nos anos 1970
2018; Ediciones Universidad de Salamanca; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Espanhol
ISSN
2386-4540
AutoresMaria Ignês Carlos Magno, Maria Aparecida Baccega,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoespanolEl proposito del texto es mostrar como la critica practicada por periodicos y revistas en esos anos, al comentar, analizar los temas, los aspectos tecnicos y esteticos y dialogar con los directores, autores y publico, contribuyeron a que el formato de la telenovela alcanzase el nivel en que se encuentra y el reconocimiento cultural que se le da. Para discutir el tema propuesto elegimos las telenovelas: O Bem- Amado (1973), de Dias Gomes y O Casarao (1976), de Lauro Cesar Muniz y la critica de Artur da Tavola del diario O Globo (RJ) y de Helena Silveira del periodico Folha de Sao Paulo. La eleccion de estas producciones se debe a que permite mostrar al mismo tiempo las innovaciones que promovieron en las telenovelas brasilenas y como la critica realizada a diario en los periodicos contribuyo a la construccion del formato de telenovela brasilena. portuguesA proposta desse trabalho e mostrar como a critica praticada nos jornais e revistas nos anos de 1970, ao comentar, analisar os temas, os aspectos tecnicos, esteticos e dialogar com diretores, autores e publico, contribuiu para que o formato telenovela alcancasse o nivel em que se encontra e o reconhecimento cultural que lhe e dado. Para discutir a questao proposta elegemos as telenovelas: O Bem-Amado (1973), de Dias Gomes e O Casarao (1976), de Lauro Cesar Muniz e as criticas de Artur da Tavola do jornal O Globo (RJ) e Helena Silveira do jornal Folha de Sao Paulo. A escolha dessas novelas se deu porque possibilita mostrar ao mesmo tempo as inovacoes que elas promoveram na teledramaturgia brasileira e como a critica praticada diariamente nos jornais colaborou para a construcao do formato telenovela brasileira. EnglishThe aim of this text is to show how the criticism practiced in newspapers and magazines in the 1970s – when commenting, analyzing the themes, technical and aesthetic aspects and dialoguing with directors, authors and the public – contributed to the soap opera format to reach the level it has obtained, and the cultural recognition given to it. To discuss the proposed issue, we chose the soap operas: O Bem-Amado (1973) by Dias Gomes and O Casarao (1976) by Lauro Cesar Muniz, and the criticism made by Artur da Tavola from the newspaper O Globo (RJ) and Helena Silveira from the newspaper Folha de Sao Paulo. The choice of these soap operas occurred because it allowed us to show, at the same time, the innovations that they promoted in the Brazilian teledramaturgy and how the criticism practiced daily in the newspapers contributed to the construction of the Brazilian soap opera format.
Referência(s)