
O FEMININO DO NARRADOR PÓS-MODERNO DE NÉLIDA PIÑON
2017; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5212/muitasvozes.v.6i1.0005
ISSN2238-7196
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo apresenta um estudo sobre os aspectos metanarrativos dos romances A forca do destino (1978) e Vozes do deserto (2004), de Nelida Pinon. Essas obras retomam o imaginario de classicos universais pelo prisma de um narrador pos-moderno feminista. No primeiro, a narradora e a propria Nelida que brinca com os personagens de uma opera de Verdi; no segundo, Scherezade, a protagonista, luta por liberdade e pelo fim da execucao das esposas do Califa. Nos dois textos, temos diferentes abordagens de aspectos metanarrativos, que sao explorados por meio da parodia feminista de valores patriarcais. Metodologicamente, abordamos conceitos esteticos e culturais como “parodia”, de Linda Hutcheon, “narrador pos-moderno”, de Silviano Santiago, e “identidade”, de Zygmunt Bauman.
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