
Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013)
2018; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1516-731320180010006
ISSN1980-850X
AutoresThaís Gimenez da Silva Augusto, Leticia Vieira Basílio,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoResumo O presente estudo se propôs a analisar qualitativamente as dissertações e teses produzidas entre 1983 e 2013, relativas ao Ensino de Biologia que têm como foco temático a História e Filosofia da Ciência, a fim de apontar as contribuições do conjunto dos trabalhos para o ensino e a pesquisa. Os descritores considerados para a análise foram autor, orientador, ano de defesa, grau de titulação (mestrado ou doutorado), programa de pós-graduação, universidade, área de conteúdo, nível escolar e problemáticas de investigação. Foram localizados 86 trabalhos, sendo o primeiro defendido em 1983. Após a leitura, os trabalhos foram classificados em sete problemáticas de investigação: análise de livros didáticos; propostas de ensino; concepções de alunos; concepções de professores; formação de professores; currículo; e contribuições da História e Filosofia da Biologia para o ensino.
Referência(s)