
Tecladistas de instrumentos eletrônicos: formação, atuação e identidades musicais
2018; Volume: 25; Issue: 38 Linguagem: Português
ISSN
2358-033X
AutoresMaria Amélia Benincá de Farias,
Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoEste artigo trata de compreender a formacao, atuacao e identidades musicais detecladistas de instrumentos eletronicos a partir de uma pesquisa realizada no mestrado.A metodologia escolhida para o trabalho foi o estudo de caso, na perspectiva de Yin(2001) e Stake (2001). O referencial teorico que fundamentou as analises realizadasdividiu-se em tres eixos: a socializacao e a socializacao musical (Berger; Luckmann,2014; Nanni, 2000; Setton, 2008, 2011), a tecnologia da musica no contexto da educacaomusical (Challis, 2009; Cooper, 2009; Dillon, 2009; Field, 2009; Savage, 2009) e aidentidade musical do tecladista (Hargreaves; Miell; Macdonald, 2002; O’Neill, 2002).Os resultados apontaram que sao diversas as formas de ser e tornar-se tecladista eessas diferentes concepcoes sao legitimadas pelas historias que as formaram. Cabea educacao musical integrar-se a esses processos, reconhecendo o teclado eletronicocomo instrumento musical legitimo, da musicalizacao a profissionalizacao. Palavras-chave: teclado eletronico, sociologia da educacao musical, tecnologia damusica.
Referência(s)