Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo

2018; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1516-731320180010012

ISSN

1980-850X

Autores

Fábia Maria Gomes de Meneses, Isauro Beltrán Núñez,

Tópico(s)

Science Education and Pedagogy

Resumo

Resumo: Conhecer a reação química como um sistema complexo é considerado um dos objetivos da educação química no Ensino Médio. O presente estudo objetiva avaliar e compreender esse conhecimento, considerando a resposta de 126 estudantes que responderam uma questão na prova de Química do Vestibular da UFRN, no ano de 2013. Para esse propósito, foram analisadas as respostas e identificados os erros assim como os níveis de desenvolvimento da habilidade de interpretar uma reação química como um sistema complexo, os quais foram relacionados a dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciam o baixo desempenho dos estudantes e as limitações na compreensão e integração de parâmetros que caracterizam uma reação química. Esses erros podem estar também associados à forma fragmentada de organizar e ensinar os conteúdos relativos às reações químicas gerando dificuldades de aprendizagem, o que exige de novas propostas metodológicas de natureza intradisciplinar.

Referência(s)