Jogos em odontologia: avaliação dos trabalhos desenvolvidos por escolares do ensino fundamental

2008; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.46311/2318-0579.16.euj662

ISSN

2318-0579

Autores

Fábio Luíz Mialhe, Camila da Silva Gonçalo, Miguel Morano,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O brincar de medico ou dentista pode favorecer a interacaoentre algumas caracteristicas da realidade e a reproducao do meio em quea crianca esta inserida. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foiavaliar alguns jogos criados por alunos da 7a e 8a series do EnsinoFundamental de Escolas Estaduais das cidades de Piracicaba eIracemapolis, SP, em razao do Concurso “A Saude Bucal”, promovidopelo CROSP. Foram avaliados 10 jogos criados pelos alunos em relacao asua originalidade e capacidade de transmitir conhecimentos em saudebucal. Verificou-se, de uma forma geral, que todos os jogos apresentadosneste trabalho sao capazes de transmitir bons conhecimentos sobre osconceitos de saude bucal as criancas. Alguns levam o conhecimento deforma direta atraves das perguntas e respostas, enquanto outros agem deforma indireta, trazendo uma curiosidade de algo desconhecido, ou muitopouco conhecido, para a mente das criancas. Atraves da confeccao dejogos, houve uma forte interacao das criancas com os dentistas eprofessores que as orientavam e tambem pesquisas sobre o assunto, o quecertamente motivou os criadores dos jogos a desenvolverem melhoreshabitos de higiene bucal.

Referência(s)