Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação com jogos de oposição: uma análise sobre sua influência na motivação de alunos a virem a praticar lutas/esportes de combate

2018; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15603/2176-1043/el.v20n2p95-105

ISSN

2176-1043

Autores

Marcelo Alberto de Oliveira, Sérgio Luiz Carlos dos Santos,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

O presente projeto buscou analisar o grau de motivação de alunos do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de Curitiba, Paraná, a partir dos Jogos de Oposição para a prática de esportes olímpicos de combate (Boxe, Esgrima, Judô, Luta Olímpica, Karate e Taekwondo). A metodologia teve como base dois questionários: o primeiro, aplicado na primeira aula, visou analisar fatores psicossociais dos alunos, seu envolvimento e grau de experiência com os esportes de combate olímpicos, bem como os Jogos de Oposição; o segundo questionário foi aplicado após sete aulas e objetivou identificar a quantidade de alunos que, depois de experimentarem às práticas desenvolvidas, gostariam de fazer lutas/esportes de combate. Concluiu-se que a maioria dos alunos praticaria uma modalidade de luta ou esporte de combate.

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