
HISTÓRIA, TEATRO E MUSICAIS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
2016; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1984-5499
AutoresEmília Saraiva Nery, Simone Aparecida dos Passos,
Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoEste trabalho tem como objetivo estabelecer relacoes entre historia, teatro e musica no processo de ensinoaprendizagem a partir de musicais com marcas de resistencia politica ocorridos durante a ditadura civilmilitar brasileira. Nesse sentido, apresentamos duas experiencias de ensino e pesquisa, que tomam como objeto os musicais Calabar (1973) e Arena canta Bahia (1965). O primeiro espetaculo e utilizado como pretexto para os questionamentos da versao oficial da dominacao holandesa no Brasil e do episodio historico da traicao de Domingos Fernandes Calabar. Em seguida, aborda-se o processo de criacao do segundo musical como uma combinacao de narrativa dramatica e musica popular. O espetaculo, de 1965, e de autoria de Augusto Boal – diretor do grupo paulista Teatro de Arena –e dos musicos baianos Maria Bethânia, GilbertoGil, Caetano Veloso e Tom Ze. Nas sugestoes feitas pelos referidos musicos, observa-se que, para a escrita dramaturgica do musical, foram fundamentais uma nocao de folclore baiano com tons de critica social. No entanto, sao tratadas, neste estudo, as recusas de Boal as indicacoes dos citados musicos, tais como as cancoes de Dorival Caymmi, relativas a Bahia. Para essa reflexao, serao utilizados e analisados os relatos de memoria de Caetano Veloso e de Tom Ze sobre o processo de criacao do espetaculo musical em questao e sua insercaono projeto de uma linha evolutiva na Musica Popular Brasileira.
Referência(s)