Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Práticas pedagógicas na região de fronteira: uma olhar a partir de escolas de Ponta Porã

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 43; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5902/1984644423299

ISSN

1984-6444

Autores

Maria Luzia da Silva Santana,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever a inserção pedagógica de estudantes brasiguaios, oriundos de Pedro Juan Caballero-PY, nas escolas em Ponta Porã-BR. Para atender a isso, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o Programa de Escolas Bilíngues de Fronteira - PEBF e as práticas pedagógicas realizadas em Ponta Porã-BR com estudantes brasiguaios, oriundos de Pedro Juan Caballero-PY. A exclusão e violência permeiam a educação na região de fronteira, incluindo escolas de Ponta Porã que precisam de um olhar sensível com vistas na prática pedagógica inclusiva. Observa-se o preconceito no contexto escolar, tanto por parte de profissionais quanto de estudantes brasileiros direcionados aos brasiguaios, assim as escolas têm o desafio de incluí-lo, para isso é preciso ressignificar as relações entre estudante e professor e estudante e estudante.

Referência(s)