Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“A sorte sorriu para mim”: sorte ou estratégia de evitamento da escola pública ‘comum’?

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 34; Issue: 67 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.51651

ISSN

1984-0411

Autores

Maria Amália de Almeida Cunha, Maria Teresa Gonzaga Alves,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

RESUMO Este artigo tem por objetivo investigar as razões de escolha por uma escola pública diferenciada para famílias que, por constrangimentos materiais, não poderiam escolher um estabelecimento de ensino privado para seus filhos. Situa a discussão no campo da relação família-escola, analisando as razões da escolha da escola pelas famílias investigadas, entre elas o evitamento da escola pública ‘comum’. Toma como unidade empírica de análise a escola de ensino fundamental vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (Centro Pedagógico-UFMG), cujo ingresso é possível apenas por meio de um sorteio de vagas aberto a qualquer interessado. As evidências empíricas sugerem que em um ambiente menos segregado, como a escola analisada, as disposições para a aprendizagem podem ser melhor potencializadas, revelando a pertinência de estudos que levem em consideração o contexto institucional conjugado às práticas educacionais na trajetória escolar do aluno, que na literatura tem sido abordado pelos estudos sobre ‘efeito-escola’.

Referência(s)