
Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas?
2014; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 31/32 Linguagem: Português
10.3895/cgt.v8n31/32.6112
ISSN2674-5704
AutoresLindamir Salete Casagrande, Marília Gomes de Carvalho,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO objetivo deste artigo é apresentar resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo foi veri car como acontecem as relações de gênero nas aulas de Matemática de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em um Colégio da rede estadual de educação de Curitiba no Paraná. Para a realização da pesquisa utilizou-se o método etnográ co que possibilita a observação dos múltiplos eventos que ocorrem em uma determinada comunidade, no caso, a sala de aula de Matemática. As relações de gênero foram analisadas em quatro turmas da faixa escolar determinada, uma de cada série. O Colégio escolhido para a pesquisa tem mais de cem anos de funcionamento e está localizado na região central de Curitiba. Realizei observações, entrevistas e análise de documentos. Os resultados apontam para relações diferenciadas entre meninos e meninas com a Matemática e entre os/as colegas bem como com o/a professor/a.
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