Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A construção da fronteira nacional como mercado: turismo de compras na fronteira Brasil/Uruguai

2018; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Volume: 22; Issue: 43 Linguagem: Português

10.52780/res.10258

ISSN

1982-4718

Autores

Lúcia Helena Alves Müller,

Tópico(s)

China's Global Influence and Migration

Resumo

Esse trabalho aborda as dinâmicas sociais envolvidas no processo historicamente recente de constituição de um mercado de produtos globalizados na fronteira Brasil/Uruguai a partir da criação, em 2010, dos chamados free shops em algumas das cidades daquela região. Embora o comércio – legal e ilegal - faça parte dos fluxos que cruzam a linha divisória entre os dois países desde a sua formação, a recente criação das zonas de isenção fiscal propiciou o estabelecimento de novos circuitos do chamado turismo de compras. Além dos aspectos políticos-legais que os instituíram, o estabelecimento desses novos circuitos se baseia na atuação de uma grande diversidade de agentes que estão implicados na logística de transporte e hospedagem, na divulgação dos estabelecimentos comerciais e dos produtos, na orientação e fiscalização dos viajantes/consumidores em relação às regras aduaneiras, etc. A etnografia dessas dinâmicas nos permite identificar atores e processos envolvidos na construção da fronteira nacional como um mercado.

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