
Diagnóstico da Educação Ambiental no ensino de Geografia.
2000; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 109 Linguagem: Português
ISSN
2178-2229
AutoresArlêude Bortolozzi, Archimedes Pérez Filho,
Tópico(s)Geography and Environmental Studies
ResumoEste estudo objetivou buscar a integracao entre a questao ambiental e o sistema educacional, detectando as potencialidades disponiveis nas escolas publicas de 1o grau, localizadas nas bacias hidrograficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai no Estado de Sao Paulo, para o desenvolvimento de um processo educativo que inclua a tematica ambiental. Analisando qualitativamente as atividades da chamada Educacao Ambiental, faz o seu diagnostico na rede oficial de ensino, levantando, registrando e analisando, atraves de questionarios e entrevistas, as atividades desenvolvidas pelos professores que ensinam Geografia para detectar suas visoes de crise ambiental e da propria Educacao Ambiental. Procurando contribuir com a capacitacao dos professores e a melhoria da qualidade de ensino, oferece sugestoes para o desenvolvimento de programas interdisciplinares que permitam maior compreensao dos problemas ambientais da regiao, uma vez que esses envolvem tanto os aspectos do meio fisico como tambem os socioeconomicos, politicos e culturais. Visa contribuir, sobretudo, para a construcao da cidadania e a promocao de acoes educativas mais adequadas a busca de solucoes dos problemas ambientais das comunidades onde as escolas estao inseridas.
Referência(s)