Do "mito" ao "simulacro": a crítica da mídia, de Barthes a Baudrillard
2005; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Inglês
ISSN
1982-2553
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoEste artigo analisa a nocao de “midia” na tradicao do marxismo frances, que e composta por Roland Barthes, Henri Lefebvre, Guy Debord e Jean Baudrillard, este ultimo apenas ate a sua guinada pos-moderna. As obras destes autores, muitas sob o crivo do “espetaculo”, sao reveladoras nao so do estatuto da midia nas teorias sociais, mas do proprio movimento que desemboca na revisao ou abandono do marxismo ocidental a partir dos anos 70. A nocao de “espetaculo” e central para a analise da relacao entre midia e sociedade nesta tradicao, e esta na genese da nocao de “simulacao”, uma das linhas de forca do pensamento pos-moderno. A partir desta investigacao, e possivel mostrar a centralidade da “midia” nas interpretacoes dos autores acerca das dinâmicas sociais no segundo pos-guerra, centralidade esta implicita nas nocoes de “mito”, “planificacao”, “espetaculo” e “simulacao”. Neste percurso, transparecem tambem algumas diferencas cruciais entre as abordagens destes autores. Palavras-chave : Midia; espetaculo; marxismo frances Abstract From “myth” to “simulacrum”: the media´s critique, from Barthes to Baudrillard – This article analyzes the idea of “media” in the tradition of French Marxism, which is based on Guy Debord’s notion of the “spectacle” and includes the contributions of Henri Lefebvre, Roland Barthes and Jean Baudrillard, the latter only until his post-modern reversal. These authors’ works are revealing not only of the status of the media in contemporary social theory but also of the movement that ends in the review or renunciation of western Marxism after the 1970s. The notion of “spectacle” is crucial in the analysis of the relation between media and society in this tradition, and embodies the source of the idea of “simulacrum”, which is central to postmodern theory. This investigation reveals the centrality of the media in these authors’ interpretations of social dynamics after World War II, a centrality that is implicit in the notions of “myth”, “planification”, “spectacle” and “simulacrum”. Various crucial differences between the approaches of these authors are also uncovered along the way. Key words : Media; spectacle; French marxism
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