Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudando Língua Portuguesa, História e Geografia por meio da toponímia: uma proposta

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português

10.30612/arredia.v6i11.6884

ISSN

2316-6169

Autores

Marilze Tavares, Denise Velasco,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

A Toponímia – uma das subdivisões da Onomástica – é a ciência que se ocupa da investigação dos nomes próprios de lugares. No Brasil, muitos estudos já foram e estão sendo desenvolvido nessa área, no entanto, uma perspectiva pouco desenvolvida é a que correlaciona os estudos toponímicos com o ensino. Por isso, neste trabalho pretendemos apresentar um esboço de uma sequência de atividades didáticas que poderia ser aplicada no Ensino Fundamental (EF), tendo o nome próprio de lugar como tema central. Considerando o caráter essencialmente interdisciplinar da Toponímia, as atividades planejadas englobam três disciplinas do currículo escolar: Língua Portuguesa, História e Geografia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX