Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Trabalho com o Gênero Textual História em Quadrinhos com Alunos que Possuem Deficiência Intelectual

2018; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-65382418000100010

ISSN

1980-5470

Autores

Elsa Midori Shimazaki, Viviane Gislaine Caetano Auada, Renilson José Menegassi, Nerli Nonato Ribeiro Mori,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

RESUMO a instituição escolar é o espaço socialmente estabelecido para a mediação dos conceitos científicos que organizam e orientam a sociedade. Dentre os conceitos científicos que precisam ser mediados, estão os relativos ao gênero textual História em Quadrinhos (HQ), tipicamente trabalhado nas escolas e, também, de circulação cotidiana. Assim, este texto objetiva relatar, analisar e refletir sobre as estratégias desenvolvidas para que as pessoas com deficiência intelectual se apropriem dos conceitos científicos presentes nas histórias em quadrinhos, a partir do princípio de que é responsabilidade escolar trabalhar com o desenvolvimento dos conceitos científicos, inclusive aqueles relacionados a determinado gênero textual de circulação social. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida com quatro alunos de uma escola pública do Noroeste do Paraná, que atende na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para alcançar o objetivo proposto, na fase inicial da pesquisa, identificaram-se os conhecimentos prévios dos sujeitos, que serviram de respaldo para planejar as intervenções significativas ao grupo.Após a intervenção, constatou-se que os sujeitos se apropriaram do conjunto de conceitos científicos que constituem o gênero textual História em Quadrinhos e melhoraram a qualidade da compreensão e interpretação das HQs e, por conseguinte, suas possibilidades de atuação social.

Referência(s)