Artigo Revisado por pares

De Salamanca a Coimbra e Évora:

2018; Mises Brazil Institute; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30800/mises.2018.v6.251

ISSN

2594-9187

Autores

José Manuel Moreira, André Azevedo Alves,

Tópico(s)

Religious and Theological Studies

Resumo

O texto procura dar conta de quão pouco investigado está o contributo de autores portugueses para as temáticas que caracterizam a chamada Escola de Salamanca assim como pretende apontar possíveis rotas de investigação futura neste domínio. Nesse sentido, é mais uma síntese do que já existe do que um trabalho de fundo (que seria interessante fazer/coordenar) sobre a importância dos contributos dos professores das Universidades de Coimbra e de Évora para a unidade, riqueza e progresso dessa singular Escola que teve o seu apogeu num período em que os reinos de Espanha e de Portugal estiveram unidos numa mesma Coroa. Nesta aventura exploratória dos “caminhos cruzados” da Escola de Salamanca no contexto português, depois de um enquadramento histórico onde se enfatiza a antropologia portuguesa da épica dos Descobrimentos, salienta-se a relevância da restauração da escolástica portuguesa e a sua interacção com as viagens – em mar aberto – dos portugueses, sem deixar de dar destaque à muito relevante presença de mestres espanhóis em cátedras portuguesas. O artigo conclui com uma síntese dos principais contributos (éticos, filosóficos, jurídicos, económicos e políticos) dos autores portugueses para o ideal simbolizado pela “Universitas” quinhentista na Península Ibérica.

Referência(s)