Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Brinquedos e Brincadeiras na Educação em Ciências: Um Olhar para a Literatura da Área no Período de 1997 a 2017

2018; Linguagem: Português

10.28976/1984-2686rbpec2018181179

ISSN

1984-2686

Autores

Wagner da Cruz Seabra Eiras, Paulo Henrique Dias Menezes, Cristhiane Carneiro Cunha Flôr,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Apresentamos uma revisão de literatura dos artigos que tratam das atividades lúdicas, publicados nos anais dos Encontros de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), no período de 1997 a 2017, para compreender como os brinquedos e as brincadeiras são tratados nessas publicações – particularmente, aqueles voltados para o Ensino Fundamental. Para selecionar os trabalhos, utilizamos mecanismos de busca eletrônica disponibilizados nos anais das edições do ENPEC e nas publicações da RBPEC por meio dos títulos e palavras-chave. Para analisar os dados, elaboramos uma categorização que classifica jogo como um objeto que possui regras rígidas, definidas a priori e independentes do sujeito que joga, e brinquedo como um objeto com regras mais flexíveis e elaboradas pelo sujeito que brinca. Nossos resultados mostram que a maioria dos trabalhos analisados foi classificada na modalidade jogo, indicando que os brinquedos e brincadeiras são ainda pouco explorados no contexto deste estudo. Além disso, os trabalhos que priorizam investigar o processo de elaboração e/ou participação em atividades lúdicas obtiveram informações mais detalhadas, que auxiliam na interpretação e compreensão do papel dessas atividades no ensino de Ciências. Entretanto, em alguns trabalhos, a atividade lúdica é considerada eficiente e suficiente por si só, e as informações obtidas por meio da investigação do processo de aplicação são usadas principalmente para confirmar a efetividade pedagógica do produto, indicando a necessidade de estudos mais aprofundados sobre a relação processo/produto nas pesquisas sobre brinquedos e brincadeiras na Educação em Ciências.

Referência(s)