Artigo Acesso aberto

A narrativa como experiência do conhecer – formação para a individuação

2017; Departamento de História - Colégio Pedro II; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33025/ceb.v2i2.1617

ISSN

2525-2879

Autores

Érika Souza Leme, Marta Cardoso Guedes,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Neste artigo temos como objetivo discutir a transformação de alguns aspectos da vida contemporânea, como o desaparecimento da experiência e o declínio da narração. Embasados na Teoria Crítica da Sociedade, trouxemos à tona as reflexões de Adorno, Horkheimer e Benjamin sobre a sociedade moderna e, portanto, administrada. Para os referidos autores as formas de organização e as relações humanas foram cunhadas pelo pensamento ordenador, que diz respeito ao modo pelo qual o processo racional de esclarecimento impossibilita uma relação substancial entre experiência e pensamento em nome do progresso da sociedade. Frente a isso, entendemos que devemos recusar a coisificação do indivíduo e pela educação para a individuação temos a possibilidade de formar o indivíduo imbricado com o coletivo, ou seja, sem perder a universalidade que nos constitui.

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