A narrativa como experiência do conhecer – formação para a individuação
2017; Departamento de História - Colégio Pedro II; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33025/ceb.v2i2.1617
ISSN2525-2879
AutoresÉrika Souza Leme, Marta Cardoso Guedes,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoNeste artigo temos como objetivo discutir a transformação de alguns aspectos da vida contemporânea, como o desaparecimento da experiência e o declínio da narração. Embasados na Teoria Crítica da Sociedade, trouxemos à tona as reflexões de Adorno, Horkheimer e Benjamin sobre a sociedade moderna e, portanto, administrada. Para os referidos autores as formas de organização e as relações humanas foram cunhadas pelo pensamento ordenador, que diz respeito ao modo pelo qual o processo racional de esclarecimento impossibilita uma relação substancial entre experiência e pensamento em nome do progresso da sociedade. Frente a isso, entendemos que devemos recusar a coisificação do indivíduo e pela educação para a individuação temos a possibilidade de formar o indivíduo imbricado com o coletivo, ou seja, sem perder a universalidade que nos constitui.
Referência(s)