
INTERFERÊNCIA DE CRENÇAS NOS ALUNOS DA EJA NA DISCIPLINA DE INGLÊS
2015; Associação Educacional e Cultural de Quixadá, Faculdade Católica Rainha do Sertão; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.25190/rec.v4i2.1427
ISSN2357-8483
AutoresMaria Cristina Oliveira de Sá,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste estudo é fruto de observações sistematizadas no campo específico da Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e tem como objetivo analisar as crenças sobre a aprendizagem do inglês dos alunos integrados ao Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Além disto, busca identificar e reestruturar as crenças disfuncionais, possibilitando a construção de novas crenças funcionais. Com o aporte teórico da psicologia cognitiva, dos estudos sobre crenças e seguindo os princípios e fundamentos da educação libertadora idealizada por Paulo Freire, a pesquisa fez uso de questionários e da técnica grupo focal para possibilitar a análise dos dados coletados no campo dentro de uma perspectiva qualitativo-quantitativa. A conclusão geral é que as crenças disfuncionais interferem negativamente na aprendizagem do inglês e demandam uma reestruturação orientada pelo professor comprometido conscientemente com a ideologia da inclusão.
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